miércoles, 18 de febrero de 2009

HIERVAS L - M - N - O

L
Laranjeira (folhas) - Estomáquico, calmante do sistema nervoso.
Limão Bravo - Estimulante estomacal, sedativo. Tosses, bronquites e cólicas.
Linhaça - Desobstruente, digestivo, emoliente, externamente em cataplasma nas inflamações.
Losna - Estomacal, anti-febril, vermífugo. Usado na inapetência.
Louro - Hepático, estomáquico, desobstruente. Combate a cistite.

M
Maçã seca - Ajuda a emagrecer e combate problemas digestivos. É muito aromático. A semente da maçã em forma de chá ou mascavo repõe hormônios - equilibra e evita sintomas da menopausa.
Macela - Estomacal, diurético empregado nas cólicas intestinais, nas dores de estômago e nas indigestões. Externamente grande remédio para lavar feridas e úlceras e para banhar os pés contra os suores fétidos
Malva - Para a tosse, causada pela irritação da traquéia ou da laringe. Favorece a expectoração do catarro e combate a inflamação das vias respiratórias. É empregado como tópico, emoliente, em gargarejos para anginas, abscessos da gengiva ou da boca, nas feridas inflamadas ou em lavagens nas inflamações dos intestinos. Para crianças pedaços da raiz se mascado favorece o desgaste da pele onde os dentes estão rompendo, alivia a dor.
Manjericão - Estimulante antiespasmódico, dispepsias nervosas, para amadurecer espinhas, furúnculos e antrazes e nas picadas de insetos.
Marapuama - O seu valor é mundialmente reconhecido como um dos mais enérgicos tônicos nervinos. Eficaz na fraqueza nervosa, paralisias, e na impotência sexual. Externamente misturado com óleo de mocotó constitui um remédio de grande valor para massagens nas paralisias.
Melissa - Tônico amargo antiespasmódico e estomacal. Muito empregado no fastio, nas digestões laboriosas, no histerismo e como sedativo nos estados de nervosismo.

N
Nogueira - Sífilis, reumatismo, escrofulose, linfatismo.Escurece os cabelos.
Noz Moscada - Carminativo, facilita a digestão, combate os gazes.

O
Óleo de Copaíba - Excelente para bronquites, asmas, distúrbios respiratórios e digestivos.
Óleo Vermelho - Asma, tosse, bronquite asmática, fraqueza.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...